7 Pratos Quentes Para Aquecer Seu Inverno
Dia 21 de junho, nesta última quarta-feira, o inverno chegou para o hemisfério sul e, com ele, dias mais frios, nublados, chuvosos e preguiçosos. Para além das camadas de roupas que vamos adicionando conforme a temperatura baixa, uma ótima ideia para esquentar o corpo são comidas gostosas e quentinhas. Portanto, segue a lista de sete pratos que separamos para você encher o buchim e manter o corpo quentinho.
Sopa Eslava
Já começamos dizendo que, se sopa é janta ou não, é uma discussão pra outro momento, o que interessa aqui é que a sopa é um dos pratos mais tradicionais no inverno, pois quentinha e saborosa! Dentre as várias opções de sopa que existem, trazemos aqui a dica da sopa eslava, um clássico da culinária polonesa - e daí é que vem o termo “eslava”, fazendo referência aos povos eslavos do leste europeu. Há quem diga que a sopa eslava é uma variação do nosso amado strogonoff (que também vem dos povos eslavos), afinal, também leva em sua receita creme de leite, ketchup e mostarda.
Fonte Imagem: Receitaria
Segue o link para a receitinha: Receita Sopa Eslava
Yakisoba
Para o nosso segundo prato, saímos um pouco do leste europeu e vamos direto para o Japão, com o maravilhoso Yakisoba! Sim, o Yakisoba tem origem japonesa e não chinesa - apesar do macarrão ter sido inventado na China, nem todo prato asiático que leva macarrão, possui origem chinesa. Mas vamos lá: o yakisoba é um prato delicioso para se comer em qualquer estação do ano, mas por ser um prato quente da culinária oriental, fica muito gostoso comê-lo no inverno. Além disso, é um prato para agradar tanto onívoros, quanto vegetarianos, afinal, é um prato que traz consigo muitos vegetais e legumes.
Fonte Imagem: Receitop
Segue o link para a receitinha: Receita Yakisoba
Karê
Ainda na culinária asiática, o Karê é uma daquelas comfort food que vai te deixar com o coração quentinho e marcar o seu paladar. Apesar de possuir origens na culinária indiana, o karê foi muito difundido no Japão durante o século XIX, passando a fazer parte da culinária do país. O prato é composto por gohan (arroz branco japonês), ensopado de cebolas, batatas, cenouras, carnes (se preferir) e claro, curry, o ingrediente chave do karê. Se você ainda não conhece, fica a dica!
Segue o link para a receitinha: Receita Karê
Fonte Imagem: Brucalderon
Fondue
Trazendo um pouco dos ares dos alpes suíços, o Fondue é originalmente servido à base de queijo e acompanhado com pedaços de pão, salaminho, batatas noisettes, entre outros acompanhamentos de sua preferência. Porém existem variações deste prato sendo o de carnes e o de chocolate, super popular aqui no Brasil, os mais conhecidos. Seja qual for a opção, salgado ou doce, o Fondue é um prato perfeito para servir em dias frios ao lado da família, de amigos ou mesmo para uma noite romântica.
Segue o link para a receitinha: Receita Fondue Salgado
Segue o link para a receitinha: Receita Fondue Doce
Pinhão
O pinhão, uma comida típica da culinária paranaense, é uma semente comestível da pinha, originária das Araucárias, mais facilmente encontrada entre o mês de março e agosto. O pinhão era consumido pelos povos indígenas da região e se mantém até hoje como um prato tradicional em diversas festas do Brasil. Muito nutritivo e super versátil, o pinhão possui diversas formas de preparo, podendo ser cozido, assado ou incrementado em diversas receitas, como farofa de pinhão, entrevero de pinhão e arroz com pinhão, entre outras. No entanto, é importante lembrar que o consumo do pinhão cru pode ser tóxico ao organismo, sendo preciso cozinhá-lo de 30 a 40 minutos antes de ingerir.
Segue o link para a receitinha: Receita Pinhão Cozido
Fonte Imagem: Meu Diario De Receitas
Curau de Milho
Já que é tempo de festa junina - julina também vale! -, vamos de um prato cremoso e típico desta tradição, o curau de milho verde! O milho, sabemos, é um ingrediente abundante da culinária brasileira e possui diversas opções. O prato pode ser servido quente ou frio, mas como aqui a proposta são pratos para comer e deixar o coração quentinho no inverno, o destaque fica para o curau de milho em sua versão quente. A receita, geralmente, leva milho, leite, canela e açúcar, mas há variações, como por exemplo, adicionar coco ralado à mistura dos ingredientes antes de ser cozido, trazendo mais textura e um saborzinho extra!
Segue o link para a receitinha: Receita Curau Milho Verde
Fonte Imagem: Receita da Hora
Chocolate Quente
E pra fechar e deixar o coração quentinho: uma sobremesa! O chocolate quente, famoso e amado por quase todos, é uma excelente pedida para aquecer o corpo e adoçar o paladar. Dizem algumas fontes, que o chocolate quente remete ao tempo dos Maias e Astecas, e que mais tarde foi levado à Europa pelos colonizadores espanhóis. Vale lembrar também, que o chocolate quente não possui, assim como muitos outros pratos, apenas um modo de preparo. Por ser mundialmente famoso, o chocolate quente possui particularidades em cada canto do mundo. Contudo, a sua textura pode variar entre muito espesso e aveludado e líquido e pouco consistente, tudo dependendo do grau de cozimento do chocolate e da quantidade utilizada.
Segue o link para a receitinha: Receita Chocolate Quente
Fonte Imagem: Tudo Gostoso