A sustentabilidade ao alcance dos pés
O conceito de sustentabilidade, antes conhecido como desenvolvimento sustentável, começou a ser elaborado em 1973, após a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente ou Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, mas teve relevância mundial somente em 1987, ou seja, falamos sobre sustentabilidade há somente 37 anos.
Das definições sobre o que é sustentabilidade ou no que ela é baseada, estão a relação entre o homem e o meio ambiente, as relações de sustentabilidade econômica, cultural, coletiva e individual para a manutenção e garantia da qualidade de vida com gestão de recursos naturais e, principalmente, a prevenção da poluição durante a produção e após o descarte de um produto, minimizando o resultado final do impacto ambiental.
Quando falamos sobre a indústria têxtil, podemos identificar o desperdício de resíduos ao longo de toda a produção, da confecção à embalagem e por consequência, um quadro de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis descartados por ano no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgados em 2022 para a CNN.
Alternativas sustentáveis
A moda precisa mudar e muitos consumidores já estão optando por alternativas sustentáveis, como a moda circular, que consiste na reutilização de peças, aumentando a “vida” útil de roupas e calçados. Entretanto os desafios a respeito da minimização ou reciclagem de resíduos na produção, redução de substâncias tóxicas, eficiência no uso de matérias-primas, água e energia são de responsabilidade das marcas, que precisam aplicar estratégias econômicas, ambientais e tecnológicas integradas aos processos e produtos,
Dentro das medidas básicas para destinação dos resíduos estão a prática dos “3R’s”: reduzir, reutilizar e reciclar.
Como a sustentabilidade está sendo repensada na produção?
Reforçando a imagem de uma empresa jovem, comprometida com o futuro das próximas gerações, do meio ambiente e com o impacto de suas ações, a marca de calçados e roupas Vans, reforça suas metas de sustentabilidade com a linha VR3, com uma combinação de materiais regenerativos, renováveis e reciclados de origem responsável em, pelo menos, 30% do produto.
Regenerativos: materiais produzidos usando práticas agrícolas que visam ajudar a promover a biodiversidade, melhorar os ciclos da água, melhorar a saúde do solo e/ou isolar carbono.
Renováveis: materiais provenientes de plantas, animais e micróbios que podem ser reabastecidos durante a vida de uma pessoa usando matérias-primas e métodos de processamento que seguem práticas sustentáveis comprovadas com a intenção de reduzir potenciais impactos no planeta;
Reciclados: materiais que foram reprocessados usando insumos que foram recuperados ou desviados do fluxo de resíduos.
E como isso funciona na prática?
Palmilha e entressola VR3 CUSH: feitas com, pelo menos, 25% de espuma EVA de base biológica parcialmente derivada de plantas.
Sola VRR WAFFLE: A sola VR3 Waffle é feita com um novo composto patenteado pela Vans, com, no mínimo, 25% de borracha natural, obtida de fontes que visam reduzir os impactos no planeta.
Roupas e acessórios VR3: Os materiais têxteis contém 40% ou mais de materiais renováveis, regenerativos e ou reciclados. Como o algodão orgânico renovável e o lyocell* de origem responsável: materiais provenientes de plantas que se re-abastecem naturalmente e matérias-primas que seguem práticas sustentáveis comprovadas. Materiais PET e algodão reciclado também são reprocessados após serem recuperados ou desviados do fluxo de resíduos.
O lyocell é uma fibra artificial extraída da celulose da polpa da madeira.
Os objetivos da Vans para os próximos anos
Até 2025: Uso de material 100% reciclado em todas as embalagens (papel usado em caixas de sapato, embrulhos de papel. etiquetas, folhetos e ganchos de expositor, plásticos para sacolas e armazenagem de cadarços) de produtos VR3.
Até 2030: 100% dos quatro materiais da Vans que mais impactam na emissão de CO2 (algodão, poliéster, borracha e couro) serão regenerativos, renováveis ou reciclados.
Até 2030: Fim do desperdício e do despejo de embalagens plásticas em aterros.
Até 2030: criar e ampliar o número de produtos sustentáveis, coletar produtos usados e estabelecer alternativas de reciclagem, revenda ou doação de todos os materiais e desenvolver produtos que sejam intencionalmente renovados, reutilizados e reciclados
Conheça a linha completa UltraRange:
UltraRange Exo SE O UltraRange Exo SE une o design clássico e a inovação para o dia a dia, sendo o companheiro ideal para inúmeras jornadas, mesmo para aquelas inesperadas.
UltraRange MTE O UltraRange MTE foi desenvolvido para aventuras em qualquer clima, oferecendo proteção com estilo.
UltraRange Exo O UltraRange Exo é sinônimo de aventura, projetado para quem busca resistência e conforto. Com sua durabilidade avançada e ajuste perfeito, está pronto para acompanhar você em qualquer jornada.
UltraRange Neo VR3 O UltraRange Neo VR3 foi projetado para acompanhar a sua jornada e traz uma nova forma de como chegar lá de uma maneira sustentável.
Na LV41 você encontra toda a linha UltraRange e outros modelos Vans ;)