Mês do Orgulho LGBTQIAP+ com Lançamento da Converse Pride
Mês do Orgulho LGBTQIAP+ com Lançamento da Converse Pride
Em junho comemora-se o Mês do Orgulho LGTBQIAP+, data que traz importantes reflexões sobre a comunidade LGBT global e sua luta por direitos e igualdade na sociedade. A Converse, por sua vez, lança a coleção PRIDE com o intuito de celebrar o Mês do Orgulho e de apoiar a luta. Quer saber como a data surgiu e sobre a nova coleção Converse Pride? Vem com a gente!
Fonte: Refinery 29
LGBTQIAP+
A sigla, comumente abreviada para LGBT, está em constante atualização, uma vez que seu objetivo de inclusão busca representar cada vez mais minorias sexuais e de gênero.
L: Lésbicas
G: Gays
B: Bissexuais
T: Transexuais
Q: Queer
I: Intersexo
A: Assexual
P: Pansexual
+: símbolo indica outros grupos e variações de sexualidade e de gênero.
Fonte: Freepik
Por que junho é o Mês do Orgulho?
A Rebelião de Stonewall, que ocorreu no dia 28 de junho de 1969 na cidade de Nova Iorque, é um importante marco na história do movimento LGBTQIA+, primeiramente para os EUA, depois para o mundo todo.
Fonte: Aastey
Naquela época, era frequente a polícia realizar batidas em bares e baladas frequentadas pela comunidade LGBT+ e realizar prisões arbitrárias, uma vez que a homossexualidade era estigmatizada e criminalizada pela sociedade norte-americana. No fatídico dia 28 de junho de 1969, a polícia de Nova Iorque realizou uma batida no Stonewall Inn - um bar no bairro de Greenwich Village, importante ponto de acolhimento da comunidade LGBT da cidade. Não era a primeira vez que isso acontecia, afinal, o bar sofria constantes fiscalizações e o desejo da polícia era de fechá-lo.
Contudo, dessa vez a coisa foi diferente. Os frequentadores do bar, formado principalmente por membros da comunidade LGBT+, reagiram e resistiram às violentas investidas da polícia, levando a um confronto que durou horas, levando a destruição do bar.
A revolta durou várias noites e foi marcada por muitos conflitos entre a polícia e os manifestantes em defesa da causa LGBT. Estes, e seus aliados, se uniram para somar aos protestos e pôr fim à violência policial e a discriminação sistemática que enfrentavam.
Fonte: Vanity Fair
A Rebelião de Stonewall foi um movimento de resistência muito importante e que impulsionou a luta por direitos dos homossexuais no país. Após o ocorrido, a comunidade LGBT+ passou a se organizar cada vez mais, fazendo surgir diversos grupos ativistas como a Frente de Libertação Gay e a Aliança de Ativistas Gays e a organização da Parada do Orgulho LGBTQIAP+, logo no ano seguinte, em 1970.
Converse PRIDE - Proud to Be
Para celebrar e valorizar o Mês do Orgulho e a comunidade LGBTQIAP+, a Converse apresenta a coleção PRIDE para 2023. Sob o mote “Proud to Be” - Orgulho de Ser -, a marca estadunidense traz uma** linha inteira de tênis**, cada qual com sua silhueta diferenciada, singular, idealizado para complementar qualquer estilo e de maneira a ressaltar a individualidade e a autoexpressão de cada pessoa.
A campanha tem como personalidades representantes nomes como a vencedora do Grammy e grande embaixadora da música “New Orleans Bounce”, Big Freedia, além de Eva Westphal, Yeliz Aifoglu e Xavier “Internet X” Means.
A coleção, além de tudo, traz os tênis estampados com detalhes com a clássica bandeira “Progress Pride”, a lendária bandeira do Orgulho LGBTQIAP+. O design dos tênis foi desenhado pelo time LGBTQIAP+ da marca junto dos aliados da Converse, além de agir com base no feedback da comunidade para proporcionar uma gama maior de opções de numeração.
Fonte: Instagram LV41
Aqui na LV41, você vai encontrar a coleção Converse Pride com os icônicos modelos como Chuck Taylor All Star Hi, Chuck 70 Plus, Chuck 70 Ox, Chuck Taylor All Star Lift Hi e Run Star Legacy. Vem conferir!
Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais: