Paleta de Cores: o que é, como funciona e como combinar as cores no seu look

Paleta de Cores: o que é, como funciona e como combinar as cores no seu look

Seja para você expressar sua personalidade ou algum propósito, seja para se destacar em diferentes ocasiões, ou simplesmente para se vestir bem e confiante para o dia a dia, saber escolher a paleta de cores ideal é um fator determinante para influenciar a maneira como buscamos nos apresentar e como os outros nos enxergam. Se você tem dificuldade para saber como combinar as cores na hora de montar o look, ou mesmo se busca algumas dicas extras de como isso funciona, vem com a gente neste incrível universo das cores.

O que é Paleta de Cores?

A paleta de cores, embora nem sempre notamos, atravessa o nosso dia a dia em diferentes aspectos da vida: além da moda, podemos notar seu impacto na arquitetura, no design de interiores, fotografia, design gráfico, marketing e até mesmo em práticas terapêuticas, que se utilizam das cores para determinados tratamentos.

De modo geral, a paleta de cores é a junção de cores que, selecionadas de forma harmônica, transmitem alguma mensagem, seja uma ideia, um sentimento, sensações ou mesmo uma identidade visual. Geralmente, a paleta de cores é representada por um círculo cromático, formado por uma combinação de cores principais e secundárias com diferentes proporções e variações, levando em consideração sua tonalidade, saturação, brilho e contraste.

Como Funciona o Círculo Cromático

O Círculo Cromático, ou Círculo de Cor, é uma ferramenta essencial para se pensar a relação das cores. Podemos defini-lo como uma representação circular das cores, organizadas seguindo suas relações e harmonias.

Mas afinal, como ele funciona? Bem, primeiramente, vamos pelo mais básico. As cores primárias são o azul, o vermelho e o amarelo. E as secundárias são a mistura das primárias entre si, isto é: a mistura do vermelho com o amarelo, cria o laranja; o azul com o vermelho, o roxo; e o amarelo com o azul, o verde. Se continuarmos, podemos obter ainda mais cores, como o verde limão e o vermelho alaranjado. Todas essas cores compõem o círculo cromático, como demonstra a imagem abaixo.

paleta-6.png

Além disso, é preciso considerar a composição da cor: o Matiz é a tonalidade da cor; a Saturação é a sua intensidade; e o Brilho é o que indica se a cor é clara ou escura. Estes três elementos são fundamentais para quem vai se utilizar da paleta de cores para montar o look ou para as outras situações que já mencionamos acima.

Cores Quentes e Cores Frias

Ainda no que diz respeito ao círculo cromático, as cores quentes e as cores frias têm um papel fundamental na composição da paleta de cores. As cores quentes são: vermelho, amarelo e laranja. As cores frias, por outro lado, são: azul, roxo e verde.

paleta-7.png

As cores quentes e frias são responsáveis por transmitir determinadas sensações ou por induzir certas associações psicológicas que as pessoas fazem delas, e são baseadas em experiências, percepções e observações da natureza. As cores quentes geralmente são associadas à sensação de energia, atividade, calor, sempre lembrando o sol, o fogo ou mesmo o verão. As cores frias, por sua vez, transmitem a sensação de calma, tranquilidade e esperança, associando-se a elementos como água, inverno, frescor, ou mesmo a noite.

Como Usar na Prática

Agora é hora de vermos como podemos aplicar o círculo cromático e sua paleta de cores na prática. Para isto, é preciso conhecer algumas possíveis combinações baseadas na chamada harmonia das cores. Dividimos cada uma delas, ponto por ponto, com alguns exemplos de looks e alternativas para você.

Monocromática

A combinação monocromática é a mais básica de todas, pois leva apenas uma cor. Isto é, você seleciona uma cor do círculo cromático e utiliza as variações tonais da cor escolhida. O resultado trará coesão, harmonia, segurança e versatilidade, além de transmitir uma aparência de sutileza e sofisticação.

paleta-1.png

Fonte: Pinterest

Produto: Converse Chuck 70

Cores Análogas

Já as cores análogas são uma combinação de cores obtidas a partir de tonalidades adjacentes à cor selecionada. Ou seja, você escolhe uma cor base e combina com as cores adjacentes, vizinhas, à ela na roda cromática (como no exemplo abaixo). As cores análogas, assim como as monocromáticas, oferecem coesão e harmonia ao look e são sempre uma ótima opção para um visual casual e sofisticado.

paleta-3.png

Fonte: Pinterest

Produto: Converse Chuck 70

Cores Complementares

Para criar contrastes mais interessantes, as cores complementares são a chave. Isto porque as cores complementares são compostas por uma dupla de cores que estão opostas no círculo cromático, como por exemplo o vermelho e o verde - clássica combinação que representa o Natal. As cores complementares criam um contraste mais vibrante, podendo até realçar uma à outra.

paleta-4.png

Fonte: Pinterest

Produto: Vert Shoes Rio Branco

Triádica

O nome já sugere o número de cores a serem combinadas, não é mesmo? A composição desta combinação de três cores é formada por três cores igualmente espaçadas no círculo cromático. Para obter tal combinação, podemos esboçar um triângulo equilátero no meio da roda cromática, resultando em um combo de cores vibrantes e equilibradas, como por exemplo, o amarelo, ciano e magenta, ou mesmo o laranja, roxo e verde. De toda forma, a combinação triádica exige um pouco mais de cautela na hora de escolher as cores para não soar desequilibrado ou desagradável.

paleta-2.png

Fonte: Pinterest

Produto: Vans Authentic

Tetrádica

A Tetrádica, por sua vez, substituímos o triângulo por um retângulo no centro do círculo cromático a fim de obtermos uma combinação de quatro cores, mas que resultará em dois pares de cores complementares, como por exemplo o uso do azul, laranja, verde-azulado e o vermelho. Assim como a combinação de cores triádicas, a tetrádica traz resultados interessantes que destacam um visual vibrante.

paleta-5.png

Fonte: Pinterest

Produto: Vans Old Skool

Ferramentas de Criação de Paletas

Agora que você sabe o que é o Círculo Cromático e quais são as possibilidades de combinações de cores, trazemos uma dica extra para você: vamos listar 5 sites que são verdadeiras ferramentas de criação de paletas de cores. Segue a lista!

Adobe Color

Talvez a ferramenta mais conhecida, o Adobe Color proporciona que você aplique regras de harmonia de cores utilizando o círculo cromático a fim de criar sua paleta. Além disso, você pode extrair cores de uma imagem, seja ela uma fotografia ou uma ilustração, a fim de criar uma paleta de cores ou um gradiente a partir de determinada imagem.

Canva

O Canva, também bastante popular, oferece o mesmo tipo de funções que o anterior, porém, permite que você selecione apenas três cores para sua combinação.

Color Hunt

O Color Hunt, por sua vez, oferece uma coleção de combinação de cores criadas por designers do mundo inteiro com intuito de lhe inspirar na hora de buscar combinações apropriadas e interessantes.

Colormind

E já que as IA's (Inteligência Artificial) estão em alta neste momento, por que não uma ferramenta que traz consigo uma API baseada em Machine Learning? O Colormind oferece esta função que pode gerar automaticamente paletas de cores para você. Assim como o Adobe Color e o Canva, o Colormind permite que você crie paletas de cores baseadas em determinadas imagens.

Brand Color

O Brand Color, por sua vez, possui uma interessante proposta que consiste em você se inspirar em paletas de cores utilizadas por marcas famosas. Ao buscar pela paleta de determinada marca, você pode baixar até mesmo o tema em CSS para fazer uso desta.

Agora que você aprendeu sobre o Círculo Cromático, as possíveis combinações e ainda ganhou 5 dicas de sites para gerar paletas de cores, explore o universo das cores!

Acompanhe todas as novidades em nossas redes sociais:

Instagram | TikTok | YouTube | Facebook

Compartilhe