Tênis Nike Air Force 1
Não tem como inciarmos de outro jeito para falar da verdadeira história do tênis Nike Air Force 1. E não por acaso, mais uma vez, a história começa nas quadras de basquete dos Estados Unidos. O AF-1, ou Air Force One, apareceu no início dos anos 80 quando a Nike já possuia uma espécie de sistema de amortecimento com ar em alguns tênis, mas que ainda era restrito ao universo das corridas. Bruce Kilgore é o verdadeiro responsável por fazer com que o amortecimento dos tênis de corrida aparecesse nas quedras de basquete dos Estados Unidos. Isso foi um verdadeiro alívio devido a quantidade de lesões dos jogadores norte-americanos devido ao enorme impacto que o esporte gerava. Exatamente no ano de 1982, Bruce finalmente criou e lançou o Nike Air Force One. Ele contava com o sistema de amortecimento a ar (Air) descrito acima e uma entressola mais alta, diferente dos conhecidos sneakers dos jogadores. Além disso, ele foi criado na versão de cano alto, com cadarços e também com fechamento em velcro, dando mais estabilidade aos atletas. Mas não achem que foi um verdadeiro sucesso logo de cara. A Nike teve a audácia de, ao invés de encher de anúncios em rádios, tvs, jornais e revistas, contratar 6 jogadores da NBA da época para convencer de que o novo modelo, muito mais robusto, era comercialmente falando um verdadeiro legado ao basquete.
Nike AF-1 Pack Color
Nascia então o Nike Air Force 1. Um tênis robusto, com cabedal simples, discreto em suas cores e aparência. Mas foram exatamente esses elementos que levaram a outras marcas a seguirem o mesmo caminho e lançarem modelos bem semelhantes. A aposta virou um sucesso em pouco tempo. O sucesso foi tão evidente que a Nike já preparava um sucessor para o modelo, o Air Force 2. Só que aparecerem usuários viciados no Air Force 1, o que impediu a extinção do produto. Clientes de 3 lojas dos Estados Unidos praticamente obrigaram os seus donos a comprarem no mínimo 1200 pares de cada cor do AF-1 para que a Nike não o tirasse de linha. Esse trio entrou para a história como "Os 3 amigos" e logo ganharam a companhia de mais 2 lojas. Esses então eram os únicos 5 lugares que se podiam comprar Air Force 1. Além do Air Force 1 branco e do Air Force 1 preto, todo mês era lançado um novo pack de cores que inspiraram o que até hoje ainda existe: Pack Color Of The Month.
Air Force One na Moda
O tempo foi passando e o Air Force 1 foi saindo das quadras e invadindo as ruas. O Hip Hop era um dos responsáveis por isso e logo depois, com a chegada da versão de cano baixo do sneaker, artistas foram assinando edições especiais e o tornando um tênis de respeito no mundo da moda e das celebridades. Mas foi somente no ano de 2001 que o Air Force 1 ganhou tamanhos menores e ficou a disposição para o público feminino. Depois disso, várias versões foram criadas. Uma delas é o Air Force 1 Shadow que foi criado em homenagem às mulheres. Ele se diferencia por possuir o logo da Nike duplicado e duas vezes mais alto. Eles foram inspirados pela trajetória de Asa Mohamed, professora de dança, Sally Nnamani, treinadora de basquete e Dulce Orihuela, boxeadora.
Comprar Nike Air Force 1
A Nike é muito exigente ao escolher seus revendedores. Isso dá pra perceber na verdadeira história do Air Force 1, onde somente 5 lojas podiam comercializar os produtos. E, com isso, a procura pelo sneaker é muito grande. A Loja Virus 41 é uma das escolhidas pela Nike a revender o AF-1 no Brasil e em breve essas belezinhas poderão ser vistas por aqui. Não deixe de ficar por dentro das atualizações.