Tênis VEJA (Vert)
Muito famosa na Europa, principalmente na França, a VEJA foi criada em 2005 e sua distribuição chegou ao Brasil em 2013, ganhando mais adeptos a cada dia. A VEJA apresenta designs incríveis e uma premissa invejável: fabricar tênis ecologicamente corretos aliados a um comércio justo. Os tênis são feitos de algodão agroecológico orgânico, borracha natural do Amazonas e couro do Rio Grande do Sul. Mas afinal, o que há de diferente nisso tudo? Quando François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp (sócios da marca) viajaram em 2003 em busca de "algo novo", perceberam que havia muito marketing em torno do tema sustentabilidade, mas pouca prática. Decidiram então criar um produto que incorpora aspectos sociais e ecológicos ao mesmo tempo. Cansados de ver selos de sustentabilidade aplicados genericamente, analisaram o panorama geral do mundo dos calçados e optaram por criar uma marca de tênis diferente, mas que respeitasse as pessoas envolvidas na fabricação. Surgia, assim, o principal diferencial da marca VEJA.
VEJA e a Amazônia.
E, afinal, qual é a história da VEJA com a Amazônia? Nessa expedição dos franceses pelo mundo, a passagem pelo Brasil teve uma parada estratégica na Amazônia. E é claro que ficaram encantados com o que viram, tamanho a imensidão de nossa mata nativa. Seria o cenário perfeito para ter algo verdadeiramente genuíno e valioso: usar a floresta, mas sem derrubá-la. Eles perceberam que, acima de tudo, a cadeia inteira de produção, desde a plantação do algodão, a colheita, a fabricação da borracha e a montagem do tênis deveriam ter um ciclo sustentável e principalmente justo. Ou seja, todas as pessoas envolvidas na rede de produção deveriam ganhar, seguindo a lógica que, se alguém planta algodão orgânico, vende de forma justa e rentável e consegue adquirir os recursos necessários para continuar plantando, essa pessoa teria algo duradouro e não cederia ao mercado de artificiais com altos volumes e preços pulverizados. O mesmo fizeram com a borracha, unindo-se à Associação dos Seringueiros e cortando os intermediários entre eles, pagando melhor os seringueiros e valorizando as matérias-primas da Amazônia, criando, enfim, um negócio sustentável.
VEJA é orgânico, sustentável e mundial
Apesar de ser muito conhecida na Europa e estar presente nas vitrines de lojas em cidades como Paris, Bordeaux e Nova Iorque, a marca VEJA tem sua produção em terras brasileiras. Os tênis da VEJA são fabricados no Brasil, mais especificamente no estado do Rio Grande do Sul. A fábrica é operada por trabalhadores com todos os direitos trabalhistas preservados de maneira íntegra e bem remunerados. Utilizando algodão agroecológico certificado do plantio de inúmeras famílias do nordeste do Brasil, borracha de mais de 70 seringueiros associados do Amazonas, couro do Rio Grande do Sul proveniente de pastos que respeitam as normas deste bioma, além de todos os outros cuidados com a alimentação do gado e cultivo de seu alimento, e fios e tecidos de São Paulo. Mas e o estilo, de onde vem? Todo o design é feito na Europa, mais precisamente em Paris, no escritório principal da VEJA, na cidade luz.
Materiais alternativos
Além dos materiais já citados, a VEJA utiliza outros recursos como tecido PET reciclado e materiais sintéticos compostos de milho, cana de açúcar e resina. Os produtos em lona são de algodão orgânico. Já os produtos da coleção Vegan utilizam materiais à base de milho e resina de poliuretano (PU). Os solados, além de ter a borracha amazonense, também é composto de materiais alternativos como sobras de arroz e borracha reciclada. Outros materiais como óleo da banana e juta, compõem tênis exclusivos femininos e masculinos, de cano alto ou cano baixo para todos os gostos, sempre com o famoso "V" característico da marca na lateral. As linhas mais famosas da VEJA são a V-10, a V-12 e a Campo. Destaque também para Esplar, a silhueta fashion Venturi. E claro, não podemos esquecer do novo queridinho, o VEJA Volley!